segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Evangelho do dia...

 

Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2011
Apresentação de Nossa Senhora



 

Evangelho (Mateus 12,46-50)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 
 
Reflexão ao Evangelho -
Hoje a Igreja faz memória a apresentação de Nossa Senhora no Templo.
Tudo que sabemos da apresentação de Nossa Senhora no templo, sabemo-lo por lendas e informações extra-bíblicas (principalmente pelo proto-Evangelho de Tiago), o que não quer dizer que o assunto da festa careça de probabilidade histórica. Segundo uma piedosa lenda, Maria Santíssima, tendo apenas três anos de idade, foi pelos pais, em cumprimento de uma promessa, levada ao templo, para ali, com outras meninas, receber educação adequada à sua idade e posição. A Igreja oriental distinguiu este fato com as honras de uma festa litúrgica. A Igreja ocidental conhece a comemoração da Apresentação de Nossa Senhora desde o século VIII. Estabelecida primeiramente pelo Papa Gregório XI, em 1372, só para a corte papal, em Avignon, em 1585, Sixto V ordenou que fosse celebrada em toda a Igreja.
No evangelho de hoje, Maria foi apontada por Jesus aos discipulos como sua Mãe. Mt 12, 49: ...Eis minha mãe e meus irmãos.
Jesus diz que é sua mãe e seus irmãos todos os que fazem a vontade de Deus.
Portanto, Maria é a mãe de Jesus porque fez a vontade de Deus. Deu o seu sim e a sua própria vida para realizar a vontade de Deus.
Todo aquele que fizer a vontade de Deus será especial a Seus olhos.
Quando Jesus fala Eis meus irmãos, Jesus fala das pessoas próximas a Ele, amigos primos. Jesus não está se referindo a irmãos filhos do ventre de Maria, mas aqueles que fazem a vontade de Deus e tornam-se pessoas próximas, queridas por Ele.
Pessamos a Maria que ela nos apresente a Jesus como filhos merecedores do Reino.
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário