quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Nosso Bispo

26/09/2012Mensagem de Dom Tomé para Diocese
Por: + Tomé Ferreira da Silva
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
Caro filho e querida filha,

Graça e paz!

 Na memória de São Cosme e Damião, nesta manhã de vinte e seis de setembro de dois mil e doze, volto meu olhar, pensamento e coração aos fiéis da Diocese de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, bem como aos homens de boa vontade que residem em seu território. Deus seja louvado!

No dia dezessete de setembro do ano em curso, memória de São Roberto Belarmino, na hora em que o sol, tendo atingido o píncaro, iniciava sua descida ao poente, a Igreja solicitou-me que abrisse uma fresta em meu coração e por ela deixasse entrar em minha vida e ministério o Povo de Deus que habita na Diocese de São José do Rio Preto. Desde então, tenho-os já em meu coração; agora, como São Paulo, também suplico: Dai-nos lugar em vossos corações (2 Cor 7,2a).
Na fé, curvo-me, afirmativamente, à vontade do Santo Padre o Papa Bento XVI, que me envia e doravante deseja-me  como Bispo da octogenária Diocese de São José do Rio Preto. E o faço em espírito filial e discipular, na e com a Igreja, Mãe e Mestra, a quem desejo sempre servir com coração de um operário da vinha do Senhor e consciência de  um  pecador convertido e servo inútil.
 No aguardo do dia do início desta missão, dentro em breve, convido-os à oração, para que ela nos predisponha a realizar com liberalidade e alegremente a vontade do Senhor: Sede, portanto, perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5,48). Santidade que é dom de Deus Pai e resposta nossa, construída na verdade e caridade, objetivo primeiro e último da Igreja  na sua ação querigmática, evangelizadora, sacramental e pastoral.
Unidos pelo Espírito Santo, peçamos a intercessão terna e materna de Nossa Senhora, invocada com o título do Imaculado Coração de Maria, e de São José, pois, como afirma Santo Agostinho: Maus pastores, livre-nos Deus, infelizmente o somos; bons, valha-nos Deus, só o podemos  com a sua graça. Por isto também a vós, meus irmãos, prevenimos e rogamos a que não recebais em vão a graça de Deus (2 Cor 6,1). Tornai frutuoso o nosso ministério. Sois plantação de Deus  (1 Cor 3,9). Recebei de fora quem planta e quem rega; por dentro, aquele que dá o incremento. Ajudai-nos não só rezando, mas obedecendo; para que nos maravilhe não tanto o estar à vossa frente quanto o vos ser útil ( Sermo 140, 1: PL 38, 1484 ).
Amplexo e todo bem!
+ Tomé Ferreira da Silva

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cartas reais para Deus escritas por crianças



(traduzidas de original em inglês)
1. Querido Deus, eu não pensava que laranja combinava com roxo até que eu vi o pôr-do-sol que Você fez terça-feira. Foi demais! (Eugene).
2. Querido Deus, você queria mesmo que a girafa se parecesse assim ou foi um acidente? (Norma).
3. Querido Deus, em vez de deixar as pessoas morrerem e ter que fazer outras novas, por que você não mantém aquelas que Você tem agora? (Jane).
4. Querido Deus, quem desenha as linhas em volta dos países? (Nancy).
5. Querido Deus, eu fui a um casamento e eles beijaram dentro da igreja. Tem algum problema com isso? (Neil).
6. Querido Deus, obrigado pelo meu irmãozinho, mas eu orei por um cachorrinho. (Joyce).
7. Querido Deus, choveu o tempo todo durante as nossas férias e como meu pai ficou zangado! Ele disse algumas coisas sobre você que as pessoas não deveriam dizer, mas eu
espero que você não vá machucá-lo. (Seu amigo – mas eu não vou dizer quem eu sou).
8. Querido Deus, por favor, me mande um Pônei. Eu nunca te pedi nada antes, Você pode checar. (Bruce).
9. Querido Deus, eu quero ser igualzinho ao meu pai quando eu crescer, mas não com tanto cabelo no meu corpo. (Sam).
10. Querido Deus, Eu penso em Você de vez em quando, mesmo quando não estou orando.(Elliott).
11. Querido Deus, eu aposto que é muito difícil para você amar a todas as pessoas no mundo. Na nossa família só tem quatro pessoas e eu nunca consigo… (Nan).
12. Querido Deus, de todas as pessoas que trabalharam para você, eu gosto mais de Noé e Davi. (Rob).
13. Querido Deus, meus irmãos me falaram sobre nascer de novo, mas soa muito estranho. Eles estão só brincando, não é? (Marsha).
14. Querido Deus, se Você olhar para mim na igreja domingo, eu vou te mostrar meus sapatos novos. (Mickey).
15. Querido Deus, nós lemos que Thomas Edison fez a luz. Mas na escola dominical nós aprendemos que foi Você. Eu acho mesmo que ele roubou sua ideia. Sinceramente. (Donna).
16. Querido Deus, eu não acho que alguém poderia ser um Deus melhor que Você. Bem, eu só quero que saiba que não estou dizendo isso porque Você já é Deus. (Charles).
17. Querido Deus, talvez Caim e Abel não matassem tanto um ao outro se eles tivessem seu próprio quarto. Isso funciona com meu irmão. (Eddie).

Nota de falecimento






È com mto pesar que o Blog do Grupo de Oração São Cristovão - Votuporanga informa o falecimento de Maria Zila Romeiro Aquino, esposa do professor Felipe Aquino. A notícia foi confirmada pela redação do jornalismo da rede Canção Nova. Maria Zila faleceu na noite de quarta-feira, 19 de setembro.

De acordo com amigos e familiares, o enterro foi realizado às 15h, desta quinta-feira, 20. 

Zila, como era conhecida, foi casada com o professor Felipe Aquino, apresentador de programas na TV Canção Nova e escritor de dezenas de livro. O casal teve cinco filhos e uma linda história de amor e fidelidade.

À família e amigos, os nossos mais profundos sentimentos.

O Senhor esteja com voces.

Mensagem do dia..



Mensagem do dia
 
Quinta-Feira, 20 de setembro 2012
A obediência nos leva à salvação
O Senhor compreende as nossas fraquezas, os nossos erros e pecados porque também Ele passou por todas as situações pelas quais nós passamos, menos pelo pecado. Ele passou por todos os sofrimentos, não somente no alto da cruz, mas já no seu nascimento. Imagine ter um filho na situação em que Maria teve seu Filho. Logo depois veio a perseguição de Herodes, e eles tiveram de fugir para o Egito, atravessar aquele deserto e viver como estrangeiros.

Jesus é um sacerdote, o intercessor entre nós e Deus, entre a terra e o céu. É Ele quem traz o perdão, a misericórdia e a bondade de Deus para nós. Ele compreende a nossa situação porque passou pelos mesmos sofrimentos pelos quais passamos. Eu duvido que tenhamos sofrido o que Ele sofreu. A vida pública d'Ele foi uma verdadeira perseguição. Não há um momento no Evangelho em que Ele não tenha sido perseguido, contestado pelos fariseus, pelos doutores da Lei e pelo próprio povo.

"Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem" (Hebreus 5,7-9).

Os apóstolos ficaram assustados com o que Jesus estava vivendo. Pedro, Tiago e João viram-no clamar ao Pai, sozinho, no escuro, entre lágrimas, clamando Àquele que era capaz de salvá-Lo da morte. O seu próprio povo O condenou porque Ele declarou que era o Messias, o Filho de Deus e porque Ele não era como este esperava que fosse.

Meus irmãos, Jesus aprendeu o que é obediência porque foi ao extremo, e graças a ela nos salvou! Todos nós precisamos aprender a viver essa virtude porque nos preocupamos demais com coisas que, muitas vezes, não têm tanta importância ou que não temos como modificá-las, e assim, nos desesperamos diante dos problemas. Por causa disso, decepcionamo-nos com Deus e nos afastamos d'Ele. Isto não é ser filho, não é obedecer. Peçamos essa graça – fundamental para todos nós – a Deus para que sejamos verdadeiros cristãos.

Deus o abençoe!

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Regras de ouro para ler a Bíblia

Regras de ouro para ler a Bíblia
1. Leia a Bíblia todos os dias
Eis a principal regra de ouro: ler a Bíblia todos os dias. Sem exceção. Leia-a quando tiver vontade e quando não tiver também! É como remédio: com ou sem vontade, tomamos, porque é necessário; com a Sagrada Escritura é a mesma coisa. Assim como alimentamos o corpo, todos os dias, alimentemos, diariamente, o nosso espírito com a Palavra de Deus.

2. Tenha uma hora marcada para a Leitura
Para grande parte das pessoas, a melhor hora de ler é de manhã cedinho. Elas se levantam para ler a Bíblia antes das outras ocupações e do começo do movimento em casa. Há, porém, quem tenha dificuldades para fazer isso. São pessoas que, pela manhã, sentem-se pesadas, sonolentas. Elas não conseguem se concentrar. O importante é descobrir o melhor período para você e fazer dele a sua hora marcada com a Bíblia, sendo-lhe fiel.

"Você não está apenas lendo a Bíblia, você está buscando um encontro com a Palavra de Deus", ensina monsenhor Jonas

3. Marque a duração da Leitura
São preferíveis 20 minutos de leitura todos os dias do que a empolgação de quem planeja muito, mas, depois, não vai em frente. Marque a duração da leitura e seja-lhe fiel. Muitas pessoas que, de início, exigiram muito de si mesmas, agora se confessam satisfeitas com o fato de sentirem um envolvimento e uma motivação tamanhos que a disciplina deixou de ser uma exigência para elas. Elas precisam de mais tempo, pois o trabalho ficou com gosto de “quero mais”.

4. Escolha um bom lugar
Ter o nosso cantinho é muito bom. Não precisamos de nada especial, o que importa é contar com um lugar tranquilo, silencioso, que facilite a concentração e favoreça a criação de um clima de oração para fazer o nosso trabalho bíblico. Lembre-se, todavia, que o lugar é uma coisa secundária: ele é apenas um meio para trabalharmos melhor e com maior resultado. Importante mesmo é, em qualquer lugar, realizar com dedicação a nossa tarefa.

5. Leia com lápis ou caneta na mão
Não se trata de simplesmente ler; devemos fazer uma leitura ativa. Um meio simples e eficaz é ler a Palavra de Deus com lápis ou caneta na mão. Sublinhe as passagens mais importantes, as coisas que lhe falaram e que o tocaram de modo especial. Não tenha medo de riscar a sua Bíblia. Ela é um instrumento de trabalho. Com o texto bíblico bem marcado, vai ser fácil você se lembrar das passagens e encontrá-las quando procurar.

6. Faça tudo em espírito de oração
Você não está apenas lendo a Bíblia, mas buscando um encontro com a Palavra de Deus. Está à procura de um contato íntimo com a Palavra Viva do Senhor, a qual fala a você. Trata-se de um diálogo: você escuta, acolhe, sensibiliza-se e responde. É um encontro vivo entre pessoas vivas, um encontro de pessoas que se amam. Muitos experimentaram essa relação. Experimente-a você também.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib